terça-feira, 18 de setembro de 2012

ECOSS DA EXPRESSUL (Baln.Camboriú- SC)

No meu emprego atual vez ou outra vou pra um lugar diferente, mais longe, povo diferente, costumes diferentes, ate busologia é diferente...

O quarto Estado brasileiro onde pus os pés foi Santa Catarina. Início de 2012, indo embarcar em Itajaí- SC (na prática, é Navegantes- SC mesmo, rsrs).
Vou falar uma coisa, o Estado de Santa Catarina é muito bonito! Pena que só passava lá a trabalho, sem tempo pra passeios. Aeroporto em Navegantes- SC, dormir uma noite no hotel (de frente pro mar!) em Balneário Camboriú- SC. Itajaí- SC fica exatamente entre as duas cidades, e definitivamente era so passagem pra mim. Nesse meio tempo deu tempo de gostar da busologia local, descobrir linhas de onibus, trajetos, criar uma empresa ficticia etc, hehehe.

Em Itajaí- SC so tem uam empresa municipal (pelo tamanho da cidade acho que deveria ter mais) e lá é exemplo do que acontece nas maiores cidades do Estado. Parece algum tipo de padronizacao municipal a nivel estadual, se é que me entende. Em Itajaí, os municipais sao todo vermelhos. Como é empresa única, vao tentar me argumentar que é cor da empresa, mas se reparar nos municipais de Criciuma, Brusque, Joinville, ate nos antigos da capital, o layout é o mesmo; uma cor só, nome da empresa e prefixo no mesmissimo lugar. Em Brusque parece que tem mais de uma empresa e tudo é amarelo, menos uns azuizinhos que sao de um serviço diferente, algo assim...

Mas quer saber, de Itajaí- SC falo em outra postagem, porque hoje vou falar de Balneário Camboriú- SC. Cidade muito bonita, povo educado (como em todo lugar do Estado onde passei). Eu chegava em Baln.Camboriú a noite, só mesmo pra dormir, e dia seguinte cedo já pegava a van pra embarcar em Navegantes- SC. Tempo pra dar uma volta era muito pouco, nao aproveitei nada. Alem do quê era um frio desgraçado, ainda mais a beira-mar! Mas dei uma volta na praia e, outra ocasião, sem os colegas da plataforma, fui até a Avenida dos Estados, que atravessa a cidade, só pra ver os onibus da cidade.

A cidade tem bairros com nomes quase genericos (Estados; Nações; Municípios - logicamente as ruas tem nomes, respectivamente, de estados brasileiros, países e cidades catarinenses). Só existe uma empresa municipal (e nem precisava mais, a cidade é basicamente a praia, emanciparam o litoral da cidade de Camboriú, rsrs). A Expressul. Tem duas intermunicipais, mas isso também não é papo pra esse post.

A Expressul tem uma pintura muito maneira, super bem trabalhada, dois golfinhos em primeiro plano, linhas onduladas de fundo, um layout bem diferente do que se vê no resto do Estado, com cores predominantes e poucos detalhes. Poxa, fazer aquela pintura no Paint virou desafio. Muito onibus "saia-e-blusa" carioca ficou pra tras na minha lista de prioridade. Afinal, como "cartão de visitas catarinense", a Expressul já entrou pra minha biografia busologica. Ainda mais que ela tem carros diferenciados, tipo, no Rio e mesmo em SP é dificil ver um Busscar Ecoss rodando (posso contar nos dedos quantas empresas tem ele no Rio), e a Expressul tem bastante. A Expressul também tem Sveltos no estilo JARDINEIRA (quem é do Rio, anos 80 e 90, sabe do que estou falando), e ate uns caminhoes com reboque de passageiros fazendo linha turistica (que infelizmente nao peguei).

A bem da verdade, o primeiro carro da empresa que vi era um VipI curto com pintura saia-e-blusa simplezaça que ate hoje nao tive vergonha na cara de fazer, mas ficou aquele papo, "pintura saia-e-blusa eu faço a hora que quiser", fazer aqueles golfinhos nao é tarefa simples, era O DESAFIO, ate porque eu ia ficar MUITO PUTO se achasse na net um desenho deles antes do meu.

OK, levei tempo, mas fiz. Aí está o Ecoss da Expressul com seus golfinhos...




Ah, reparando na busologia catarinense, há mais um detalhe... onde nem a Expressul escapa da "padronização estadual"... as empresa urbanas costumam estampar a bandeira (nao apenas o brasão) na lateral dos onibus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário