quarta-feira, 19 de setembro de 2012

SVELTO DA NAVEGANTES (Navegantes- SC)

O post de agora é praticamente uma sequencia do post anterior. Seguindo nos onibus urbanos catarinenses que marcaram, agora vou falar da cidade de Navegantes- SC. Baln.Camboriú fica ao sul de Itajaí, Navegantes, ao contrario, fica na divisa norte da cidade. A cidade não é grande, mas tem um porto bem grande, e tem tambem o Aeroporto da região. Vôos pra Porto Alegre fazem escala lá, p.ex. 

Posso dizer que rodei mais por Navegantes que por Balneário Camboriú, porque o helicóptero nos desembarcava por volta das 9h mas o vôo pro Rio era só pro volta das 17h. Os colegas gostavam de ir beber no posto de gasolina logo em frente ao Aeroporto. Eu quis "conhecer" a cidade, a galera falava que eu ia me perder, mas pelo amor de Deus, entre o Aeroporto e a praia, é uma linha reta de asfalto, só! 

Eu ia até a praia e ficava lá de calça comprida jeans e mochila nas costas, olhando pro mar (como se já nao passasse metade do mês no meio dele). Vez ou outra puxava assunto com alguém, apesar de já ter colegas de trabalho que moram na região. Conversei uma vez com uma garota que nem lembro o nome, que disse que a cidade é legal, mas no mesmo dia, a tarde, conversei com uma senhora que tava com os netos bem crianças, e a senhora disse que era uam região muito pobre. Eu sei que lá, inicio do ano, é igual a serra no Estado do Rio, ou seja, chove, alaga e desabriga muita gente, mas ao vivo a regiao me pareceu bem maneira. Nao sei, acho que tenho a capacidade de me adaptar bem a qualquer cidade. As casas lá tem o muro à meia altura, tem muita casa de madeira, poxa, gostei do lugar. 

(Óbvio, o povo lá é muito branco, muita gente loira. Realmente parece que estamos já em outro país. Negros lá, só vi os baianos que trabalham comigo, morena só vi uma atendente do restaurante de frente ao aeroporto)

A cidade me consta que tem duas empresas de onibus, uma municipal e outra intermunicipal, mas o povo sem noção de busologia fala que é uma só porque tem o mesmo dono.

Demorou um pouco mas vi a Viação Navegantes em ação. Pesquisei pela net e vi o layout dela, mas os dias passavam e eu nao tinha visto pessoalmente nenhum onibus na rua. "Ajudava" o fato de eu só passar na cidade no domingo, quando obviamente os horarios de onibus são bem escassos. Ate que finalmente eu vi aquela lindeza do Svelto da Navegantes, na linha pra Piçarras- SC.



Não deu pra pegar muitos detalhes de cara, a bem da verdade precisei de mais umas duas ou tres idas pra ver mais detalhes que nao aparecem em fotos da internet, pra poder fazer o desenho da empresa. Pintura muito maneira (apesar de eu não ser católico), estilo carioca, sei lá me lembrou a Transportes Barra, ou a Redentor na ultima pintura antes da padronização, algo assim. Eu apostaria que seriam os mesmos donos, hehe. 

Curioso que a partir dali eu via direto o Svelto. So na ultima vez no Estado ate entao, vi o Viale e o TorinoLN (eu disse TORINO LN, em 2012!!). O povo, assim como em todo o resto do Brasil, adora reclamar da empresa, mas vi recentemente na net que a nova aquisição da empresa foi um Svelto DA ULTIMA GERAÇÃO agora. Ate morro de vontade de pintá-lo, mas eu teria de ver mais detalhes, ao menos ver fotos dele operando linha, não foto dele parado na garagem...

Parece que essa empresa tambem ja operou linhas municipais, pos ja vi foto com o letreiro "Escalvados", que me consta ser um bairro afastado dentro dos limites da cidade. Mas a empresa que vi em linha municipal foi outra, e isso também já é papo pra outro post, rsrs...

2 comentários:

  1. Boa tarde!
    se quiser saber + como funciona o sistema de ônibus aqui na região de Itajaí, me contate pelo www.facebook.com/afgbus

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Só como incrementação no texto, a Navegantes surgiu a uns 2 - 3 anos. Quem operava em Navegantes, era a Viação Rainha de Blumenau, mais o contrato dela acabou e a Rainha criou a Navegantes, para 'distanciar' a filial da matriz. Lembrando que o 'LN' que você falou veio do RJ, para a Rainha e roda hoje na Navegantes, assim como outros carros

    ResponderExcluir